domingo, 25 de março de 2012

DEM: Cobra apresentação das fitas contra Demóstenes para decidir sobre sua expulsão .


Agripino Maia e Demóstenes Torres no plenário do Senado (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A revista “Veja” deste final de semana e o jornal “O Globo” de sexta-feira vieram com mais denúncias de envolvimento do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) com o banqueiro do jogo do bicho Carlinhos Cachoeira.

Incluem novos trechos de conversas telefônicas que teriam sido gravadas pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo, que investigou um esquema de exploração ilegal de jogos.

Dessa vez, o assunto não é mais a tal cozinha importada que Cachoeira teria dado de presente ao senador. Mas o pagamento pelo uso de um jatinho, compra de um tablet novo para o senador e outros detalhes, sugerindo uma intimidade muito maior do que a admitida por Demóstenes em seu discurso em plenário, no último dia 6, quando tratou das primeiras denúncias.

(Atualização às 14h26 a pedido de leitor: a revista “Carta Capital” também traz a denúncia sobre o assunto. Segundo ela, Demóstenes teria uma participação de 30% nos negócios do senador)

Poder Online procurou o presidente nacional do DEM, senador José Agripíno Maia (RN). Ele admitiu que as denúncias desgastam o partido e que, se as fitas aparecerem, Demóstenes terá o mesmo destino que o ex-governador de Brasília José Roberto Arruda.

Quando o iG revelou os vídeos com Arruda recebendo dinheiro supostamente proveniente de propinas, em novembro de 2009, a cúpula nacional do DEM não teve dúvidas: expulsou-o da legenda.

Poder Online – Como o senhor está vendo essas novas denúncias contra o senador Demóstenes Torres?

José Agripino Maia – Já quando apareceram as primeiras denúncias, o senador Demóstenes subiu à tribuna para falar sobre esse caso. Ele próprio disse que quer ser investigado. Pois bem, o Partido Democratas tem a mesma posição do senador, quer que ele seja investigado a fundo.

Poder online – Como assim?

José Agripino Maia – Ora, falam em fitas nas quais ele conversa com este Cachoeira. Essas fitas estariam em poder do Ministério Público. Então por que o Ministério Público não as apresenta? Por que não abre logo uma investigação formal sobre o senador? Cabe ao Ministério Público fazê-lo. E nós estamos esperando por isso.

Poder online – Se o Ministério público abrir processo, o Democratas então tomará uma atitude em relação ao senador. É isso?

José Agripino Maia – Não quero me adiantar. Primeiro tem que aparecer a acusação formal contra ele. Depois, temos que dar ao senador o direito de defesa. Não podemos condená-lo a priori.

Poder online – Vocês foram bem mais duros contra o ex-governador de Brasília José Roberto Arruda. O DEM o expulsou imediatamente.

José Agripino Maia – Ali apareceram as evidências. A situação estava clara. Se aparecerem as evidências contra o senador Demóstenes o DEM não hesitará em tomar as medidas que já tomou em outras situações.

Poder online – Quer dizer, se aparecerem as fitas, vocês expulsam…

José Agripino Maia – Já disse o que tinha a dizer.

Poder online – Mas é isso, não é: as fitas têm que aparecer.

José Agripino Maia – Isso. Elas não apareceram. É preciso evidências para se tomar qualquer atitude.

Poder online – Esse caso incomoda politicamente ao DEM?

José Agripino Maia – É claro. Incomoda sim.

Poder online – O senhor vê algum tipo de manipulação?

José Agripino Maia – Não. Não vejo nada. Só quero que tudo se esclareça.