sexta-feira, 25 de novembro de 2011

|Governador de Pernambuco ampliará Chapéu de Palha para a pesca .

POSTADO ÀS 15:27 EM 25 DE Novembro DE 2011
O Governador do Estado, Eduardo Campos, assinará o Decreto que institui a Comissão de Mulheres Rurais e a sanção da Lei que amplia o Programa Chapéu de Palha para a área da pesca, nesta segunda-feira (28), no Palácio Campo das Princesas, às 14h30. A Secretária da Mulher, Cristina Buarque, também estará presente ao ato. Para a pesca, serão contemplados 56 municípios pernambucanos, o que beneficiará 6 mil mulheres em todo o estado.

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura existem tem 16 mil pessoas cadastradas na pesca formal. As mulheres e homens que vivem da pesca de subsistência e de marisco, em Pernambuco, vão contar com a ajuda financeira do Governo do Estado no período da entressafra pesqueira. Recentemente, o Governador do Estado, Eduardo Campos, anunciou que a comunidade será incluída no Programa Chapéu de Palha – Pesca Artesanal. O Projeto de Lei número 633/2011 foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), devendo ser sancionado pelo Governador Eduardo Campos na segunda-feira (28).

A inclusão levará em consideração a situação econômica da população durante o inverno, quando aumentam as chuvas e as águas ficam desfavoráveis para a atividade pesqueira. Dessa forma, homens e mulheres perdem a alternativa de geração de renda. Além do auxílio financeiro, as pescadoras e pescadores participarão de capacitações nas áreas de saúde preventiva, meio ambiente, geração de renda, cidadania e atividades relacionadas à preservação do meio ambiente. Poderão se cadastrar, no Programa, famílias em situação de pobreza, com renda de até R$ 70 mensais.

Serão atendidos os municípios de Goiana, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Serinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Moreno, Abreu e Lima, Lagoa do Carro, Lagoa de ITaenga, Bonito, Carpina, Venturosa, Belo Jardim, Pedra, Feira Nova, Cumaru, Riacho das Almas, Águas Belas, Frei Miguelinho, Ibimirim, Serrita, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Custódia, Jatobá, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Petrolândia, Itacuruba, Belém de São Francisco, Cabrobó, Afrânio,Lagoa Grande, Parnamirim, São Lourenço da Mata, Pesqueira, Ouricuri, Araripina, Paudalho, Iguaraci, Surubim, Brejo da Madre de Deus, Bodocó, Panelas e Gameleira.
Postado por Jamildo Melo