quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PT prepara festa para Odacy em Petrolina .


POSTADO ÀS 08:38 EM 16 DE Novembro DE 2011

O repórter Nadjo Feitosa e o pré candidato á Prefeito de Petrolina Odacy Amorim PT PE. 

Do Jornal do Commercio

Pivô do estranhamento entre PSB e PT no Estado, o deputado estadual Odacy Amorim (ex-PSB) oficializa, amanhã, seu ingresso no PT com grande ato em Petrolina (Sertão), organizado pelo diretório municipal petista, com a presença de duas das principais lideranças do partido - o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, e o presidente estadual da legenda, deputado federal Pedro Eugênio. A festa deve ganhar contornos de apoio à pré-candidatura de Odacy a prefeito, cargo que ocupou entre 2007 e 2008. A presidente municipal do PT, deputada estadual Isabel Cristina, assevera que o objetivo para 2012 na cidade é apostar na unidade em torno dos petistas. "Não queremos divisão em Petrolina. Desejamos que Odacy seja o candidato da Frente Popular."

A ida de Odacy para o PT deflagrou uma crise na Frente Popular de Pernambuco, capitaneada pelo PSB do governador Eduardo Campos e formada por mais 14 siglas. Dias após a migração do deputado, o ministro da Integração Nacional e ex-prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho (PSB), mudou o domicílio eleitoral e colocou sua pré-candidatura a prefeito do Recife, reduto petista há 11 anos. Odacy tem convicção de que a Frente Popular - vide o PSB - não está disposta a apoiá-lo, porém quer ir para o embate.

"O que inviabiliza a construção da unidade em Petrolina é a forma como somos tratados. Não há diálogo. Mas estou aberto ao entendimento. Temos que trabalhar com menos ódio e paixão, e mais amor pela terra", disparou Odacy Amorim. Segundo Isabel Cristina, o PT já planeja sondagens internas de intenção de voto colocando Odacy como candidato. Afilhado político de FBC, ele deixou o PSB para viabilizar a postulação a prefeito pelo PT, já que o partido de Eduardo Campos praticamente definiu o deputado federal Fernando Bezerra Filho como candidato em Petrolina.

O fato desencadeou uma sucessão de desentendimentos entre os dois maiores partidos da Frente Popular. Levou lideranças do PSB a acusar o PT de cooptação, de nada valendo as explicações do senador Humberto Costa de que não houve assédio do partido, mas que o deputado havia feito uma opção, e que não está definido se o deputado estadual disputará a sucessão municipal.

Odacy foi eleito vice-prefeito em 2004 na chapa de Fernando Bezerra Coelho. Com a saída do então titular para a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, herdou a prefeitura. Em 2008, tentou, sem sucesso, viabilizar uma candidatura à reeleição, perdendo as prévias do PSB para o deputado federal Gonzaga Patriota, que terminou derrotado pelo atual prefeito Júlio Lossio (PMDB).
Postado por Helder Lopes