terça-feira, 22 de novembro de 2011

Chefe de gabinete de Dilma responde a pedido feito pelo deputado Odacy Amorim.


Publicado em: 21-11-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, O Brasil


O Deputado Estadual Odacy Amorim PT e comitiva Pró Emancipações

Por meio do seu chefe de gabinete, a presidente Dilma Rousseff respondeu a um pedido feito a ela pelo deputado Odacy Amorim (PT) no sentido de enviar técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário Pernambuco para reavaliarem junto com o comitê gestor do programa “Garantia Safra” o acesso ao seguro por parte de agricultores que perderam suas plantações.
No ofício, é informado ao parlamentar que a demanda já foi encaminhada pela presidente da República ao MDA. Em seu requerimento, Odacy lembra que o “Garantia Safra” é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) “com características de seguro”.
“O seu objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares sujeitos à perda da safra por estiagem ou excesso hídrico. As perdas de safra como algodão, feijão, mandioca, milho e outras atividades agrícolas do semiárido devem ser de pelo menos 50% para que o pequeno produtor receba sua indenização. Temos famílias que perderam mais de 90% da safra e o seguro não saiu”, disse o deputado.
Dados da Embrapa contidos na indicação de Odacy e enviada à presidente Dilma mostram que, de janeiro a junho deste ano, choveu pouco mais de 260 milímetros na região de Petrolina, sendo que, para se ter uma boa colheita, eram necessários 600 milímetros.