sábado, 28 de janeiro de 2012

PRB lança pré- candidatura de Celso Russomano á Prefeitura de São Paulo.

AE | 28/01/2012



Na convenção estadual do PRB que o lançou, neste sábado, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o ex-deputado Celso Russomanno condicionou qualquer negociação sobre a candidatura própria aos resultados das pesquisas de intenção de voto. Questionado se estaria disposto a ocupar a vice em uma eventual chapa liderada por Gabriel Chalita (PMDB), Russomanno admitiu a possibilidade, mas afirmou que sua prioridade ainda é ser candidato a prefeito. "Se ele (Chalita) estiver melhor que eu nas pesquisas, pode até ser. Mas primeiro ele tem de estar melhor que eu nas pesquisas", disse, indicando confiança no seu desempenho eleitoral.
Foto: Agência Estado Ampliar
Celso Russomano (ex-PP), em debate em setembro de 2010
No último levantamento do Datafolha, Russomanno lidera a maioria dos cenários, enquanto Chalita amealha, no máximo, 6% dos eleitores. Embora ainda haja expectativas de que o PRB possa abrir mão da candidatura própria em favor do apoio a nomes do PSDB, PT, PSD ou PMDB, tanto o partido quanto Russomanno vinham negando esta possibilidade. Apesar das declarações do ex-deputado, a convenção foi marcada pela reiteração da tese da candidatura própria. "Só existe uma chance de o Celso não ser candidato: se ele não quiser", afirmou o presidente do PRB, Marcos Pereira, acrescentando que o partido terá a cabeça de chapa "com ou sem aliança". O próprio Russomanno discursou como candidato. "Esta será uma campanha árdua", disse.
Em uma aparente tentativa de atrair um público tradicionalmente com pouco interesse em política - o PRB é o partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus -, foi exibido no evento um vídeo em que Russomanno é definido como "jornalista, pai, marido, brasileiro e político, um bom político". O clipe descreve, ainda, o trabalho do ex-deputado na defesa do consumidor como "uma espécie de xerife do cidadão" e afirma que, "desde a infância", Russomanno sonhava em ser um "super herói" do povo. A expressão "bom político" foi repetida por seis vezes.
Prestigiaram a convenção o governador paulista, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab. Kassab repetiu que teria "muita honra" em passar a cadeira a Russomanno, se ele for eleito. Nenhum líder petista foi ao evento.