terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Haddad diz que ''apanhou todo dia '' por causa do Enem.

23/01/2012  

Publicidade

RENATO MACHADO
SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA
O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou nesta segunda-feira que sua gestão "apanha todo dia" por conta do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) --exame que teve sucessivas falhas em suas últimas edições.
A declaração do ministro aconteceu durante cerimônia no Palácio do Planalto para comemorar a concessão de 1 milhão de bolsas de estudo no ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).
O governo federal preparou um grande evento para prestigiar Haddad, um dia antes de ele passar o cargo para o seu sucessor, Aloizio Mercadante. Haddad vai se dedicar às eleições para a Prefeitura de São Paulo, no qual será o candidato do PT.
Estiveram presentes a maioria dos ministros, mas uma ausência notada foi a da senadora Marta Suplicy, que também pleiteava a candidatura à prefeitura e não havia chegado até o discurso de Haddad.
O ministro ressaltou os ganhos do ProUni e afirmou que praticamente ninguém na sociedade civil e na imprensa o apoiaram no início. "Em 2004, não vi um único artigo defendendo o ProUni nos jornais. Guardadas as proporções, parece o Enem hoje: apanha todo dia", disse o ministro.
Haddad ressaltou a participação de sua mulher, Ana Estela Haddad, na implantação do programa a nível federal --o projeto já havia sido trabalhado sem sucesso pelos dois na gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo.
Ao fazer os agradecimentos de praxe, Haddad priorizou o seu padrinho na campanha pela prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Lula. O ministro também fez um agrado a alunos que criticaram erros do MEC ao longo dos anos, especialmente nos problemas registrados durante as edições do Enem.
"Quero agradecer aos alunos que corrigiram muitas de nossas propostas", afirmou.
O ministro lembrou que sua gestão contribuiu para dobrar as matrículas no ensino superior ao longo da década --eram 3,5 milhões em 2001-- e cobrou de seu sucessor um esforço no mesmo sentido. "Caberá ao Aloizio uma nova rodada de expansão".