domingo, 22 de janeiro de 2012

Para 75% , João da Costa não merece a reeleição .

 

POSTADO EM 21 DE Janeiro DE 2012
No JC deste domingo, já nas ruas

São várias as tabelas do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) que apontam para uma “reprovação” do prefeito João da Costa (PT). Se o petista mostra-se competitivo quando é relacionado contra os pré-candidatos das oposições, ao mesmo tempo recebe indicativos de que muitos eleitores, hoje, não desejam que ele permaneça à frente da administração. Embora, vale ressaltar, nos itens em que ele aparece confrontado com os nomes das oposições, geralmente 40% dos eleitores indicam não saber ainda em quem votar, o que é um forte sinalizador de mudanças no cenário. Mas, hoje, o quadro ressalta esta “dificuldade”.

Na tabela em que é perguntada a opinião do eleitor se “João da Costa merece ser reeleito prefeito do Recife?”, por exemplo, o resultado é um “soco no estômago”: 75% dizem “não”, enquanto 20% consideram “sim” e 4% não souberam ou não quiseram responder. Em outra tabela, 77% afirmam que “não” admiram o atual gestor da capital pernambucana, enquanto 19% revelam admiração.

No quadro que relaciona vários políticos e pergunta “qual destes você tem medo que venha a ser prefeito do Recife?”, o mais relacionado – com 34% – é o próprio João da Costa, que é seguido pelo senador peemedebista Jarbas Vasconcelos, ex-prefeito (duas vezes) e ex-governador (também duas vezes). Essa pergunta é feita porque o instituto conjuga os sentimentos dos eleitores com as intenções de voto, conforme lembra o cientista político e professor da UFPE Adriano Oliveira, um dos coordenadores do levantamento.

O interessante é que, para João da Costa, o cenário apontado no quadro do “medo” é semelhante ao que indica a rejeição, quando é relacionado uma lista de políticos e pede-se ao entrevistado que indique em quais deles “você votaria com certeza”, “poderia votar” e “não votaria de maneira nenhuma” (veja arte na página ...). Neste, 70% escolheram o “não votaria de maneira nenhuma” para o atual prefeito.
Postado por Jamildo Melo