terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FHC: Culpa Serra por derrota : ''Aécio Neves é candidato óbvio''.

.
Em entrevista na qual faz diversas críticas ao PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atribui a José Serra parte da responsabilidade pela derrota tucana nas eleições de 2010 e afirma que o "candidato óbvio" do partido para disputar a Presidência em 2014 é o senador mineiro Aécio Neves. As declarações foram publicadas pelo blog "Americas View", da revista britânica "The Economist". Para o ex-presidente, Aécio está mais apto a formar alianças, e Serra deveria abrir espaço para outros.

"No caso do PSDB, o ex-governador Serra faz o papel do Lula: ele tem coragem, gosta de competir. Eu não sei até que ponto ele vai se convencer de que [a disputa] não é para ele, a abrir espaço para outros", diz o tucano.

VEM BRIGA GRANDE

FHC prevê também uma "briga interna muito forte no PSDB, entre Serra e Aécio" na corrida para 2014. Ele, no entanto, diz que o cenário estará mais claro apenas depois das eleições municipais.

A entrevista de FHC deve aumentar a tensão entre Serra e Aécio, que disputam a indicação do partido para concorrer à Presidência em 2014. Ao rever o desempenho tucano em 2010, FHC avalia que o PSDB cometeu "erros enormes" na campanha. Não fosse por isso, afirma, seu partido poderia ter vencido a disputa com a hoje presidente Dilma Rousseff. "O que estou tentando dizer é que era possível ter vencido. Foi falha nossa", diz FHC na entrevista, que foi publicada na última quinta. O ex-presidente é então questionado se o PSDB poderia ter vencido com "o mesmo candidato".

"Bem, talvez não", diz.

Procurado, Serra afirmou por meio de sua secretária que não havia lido a entrevista e não poderia comentá-la.

SONHO COM LULA

Na entrevista, FHC conta que teve um sonho recente com o ex-presidente Lula: "Sonhei que nós, Lula e eu, estávamos propondo juntos consenso nacional [risos]".

Na vida real, o tucano propõe que o petista se afaste um pouco para permitir a chegada de novos líderes. Quanto a 2014, FHC diz que ninguém sabe qual será o papel de Lula. Porém, ele afirma que o petista deve querer disputar a eleição, porque é "um animal muito competitivo, um animal político".

Da Folha de S.Paulo - Uirá Machado