segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Luz amarela acende na Frente Popular.

Luz amarela acende na Frente Popular
Líderes de partidos governistas, como o PTB e o PSB, demonstram preocupação com rejeição alta do prefeito João da Costa (PT)
Publicado em 23/01/2012,
O somatório dos percentuais obtidos na pesquisa sobre a sucessão no Recife acendeu a luz amarela na Frente Popular, grupo de partidos que controla hoje a política pernambucana. Pelo menos é essa a avaliação feita por dois importantes partidos da aliança governista: o PTB e o PSB.
Instado a comentar os resultados da pesquisa, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) alertou neste domingo (22) para a necessidade de se avançar no debate sobre múltiplas candidaturas dos partidos aliados, modelo que defende. Para o líder trabalhista, depois do levantamento do IPMN, publicado na edição domingueira do JC, o momento é de reflexão, especialmente para o PT, partido do prefeito João da Costa.
 “A tese que eu venho defendendo está correta do ponto de vista da Frente. Se somarmos os candidatos de oposição, eles representam quase duas vezes o percentual do prefeito. A oposição teria somada 36% (dos votos), contra apenas 19% do prefeito. Se nós não tivermos essa estratégia de outras candidaturas, a gente tem um risco de não poder levar a eleição para o segundo turno”, avaliou Monteiro Neto, que negou na semana passada um pedido de apoio feito pessoalmente por João da Costa.
O resultado obtido pelo deputado federal e ex-prefeito do Recife João Paulo, que apareceu na pesquisa como o principal opositor de João da Costa, levou o senador a alertar os petistas. “Claro que a pesquisa é uma fotografia do momento, mas nos coloca um sinal amarelo, para que as lideranças da Frente reflitam sobre essa disputa. Mostra ainda uma fratura exposta do PT, que é essa desavença entre os dois Joões”, ressalta o senador.
Já Sileno Guedes, presidente do principal partido da Frente Popular, o PSB, avalia que a pesquisa reforça a tese de que apenas unida, a Frente poderá manter-se no comando da capital pernambucana. Apesar de acreditar que os números ainda se mostram positivos para os governistas, ele ressalva a necessidade de união dos partidos. “A responsabilidade da Frente Popular agora é estar unida porque está claro que a população está aprovando esse projeto que estamos defendendo”, afirmou.
Jornal do Commercio