quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mesa da Unidade solta nota sobre protestos estudantis no Recife..

 
POSTADO  EM 25 DE Janeiro DE 2012
Os confrontos quase diários entre a Polícia Militar e estudantes que protestam contra os recentes aumentos nas passagens dos transportes coletivos da RMR nos causa preocupação e desconforto.

Vivemos num estado de direito aonde aos cidadãos é facultada a prerrogativa de se organizar, espressar e reunir - inclusive para criticar e protestar contra medidas tomadas pelos governos, em qualquer nível.

E é isso que vem fazendo estudantes e jovens nas ruas da nossa capital, como é comum e usual em qualquer democracia digna desse nome.

Entretanto, se sucedem confrontos de rua, com cenas de violência e truculência por parte do aparato policial do governo do estado, sem que em momento algum as autoridades venham a dar um freio nesses episódios que a todos choqua, preocupa e é motivo de repúdio.

É preciso parar com essa aspiral de confrontos, antes que algo grave venha a acontecer, antes que seja tarde.

Há que se estabelecer o diálogo e a busca de entendimento, de modo a que a arrogância, a prepotência dos que se julgam d onipotentes, e que no passado se diziam democratas, descambe para perdas de toda a sociedade.

Não é apenas o custo das passagens que leva estudantes e população ao protesto.

Mas também um sistema de transportes coletivos inseguro, impontual, sucateado e desconfortável, numa cidade aonde reina a imobilidade sob os olhos complacentes do desgoverno municipal. Que a tudo assiste e nada fala, se subtraindo as suas responsabilidades.

As oposições reunidas na MDU apelam ao governo do estado e PCR que chamem os estudantes ao diálogo e busquem soluções para o caótico transporte da RMR. e que nesse ínterim, caso as soluções e respostas sejam julgadas insuficientes pela população, que tratem nosso jovens com respeito aos seus direitos e sem violência.

Pois em Pernambuco e no Recife, ao contrário do que imaginam os governos, não estamos numa ditadura, tão pouco sob o jugo da bota e espora de neo-ditadores iluminados e onipotentes.

A MDU está a disposição dos estudantes e da população para apoiá-los e assegurar-lhes o direito e a liberdade de manifestação ordeira e pacífica, na busca de soluções.


MESA DA UNIDADE DAS OPOSIÇÕES DO RECIFE
PPS, PMN, PMDB, DEM, PSDB.


 
Postado por Jamildo Melo