domingo, 22 de janeiro de 2012

Humberto Costa faz nova defesa do palanque único .

POSTADO EM 21 DE Janeiro DE 2012
Bruna Serra, no JC
Figura central na crise pré-eleitoral que o PT atravessa, com dificuldades para definir quem disputará a prefeitura da capital, o senador Humberto Costa (PT) disse ontem que apenas um candidato deve representar a Frente Popular nas eleições de outubro no Recife. “Minha opinião é que eles (os aliados) não devem defender outros nomes, porque acredito na tese da candidatura única”, afirmou o senador, instado a opinar sobre o movimento patrocinado pelo PTB para revelar um nome alternativo ao do prefeito João da Costa (PT). Humberto comemorou a retomada do diálogo entre os trabalhistas e o prefeito, e reconheceu que o caminho a ser desbravado pelo chefe do executivo municipal seria mais tranquilo se o PT já tivesse deixado clara sua escolha. “É lógico que se o PT já tivesse definido pelo nome dele, ele poderia discutir termos mais concretos com os partidos aliados. Mas está sendo bom também para que a gente saiba qual é a imagem que os aliados fazem do PT, qual é a expectativa deles em relação ao PT”, afirmou Humberto.

A declaração surpreende porque o senador integra a Construindo um Novo Brasil (CNB), tendência petista que rejeita a reeleição do prefeito. Humberto teve seu nome colocado na lista dos que poderiam desbancar João da Costa internamente e lançar-se como opção dos petistas. Durante o período em que o prefeito esteve de férias, Humberto e o deputado federal João Paulo (PT), que até então se estranhavam, ensaiaram uma aproximação, a fim de encontrarem uma saída para o imbróglio que se tornou a sucessão no Recife. Para o senador petista, a visita do prefeito ao senador Armando Monteiro (PTB) na última quinta-feira foi válida, apesar de o resultado ter ficado longe do pretendido. João da Costa esperava alguma sinalização de apoio por parte de PTB, o que não aconteceu. "
O fato dele estar se encontrando com as lideranças já é muito importante”, concluiu Humberto.

Ontem a CNB esteve reunida pela primeira vez este ano. Na pauta, informou o senador, nada de eleições. O encontro teve o objetivo de eleger a coordenação permanente da tendência, hoje comandada de forma provisória pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto. Entretanto, a votação não pode ser iniciada por falta de quorum.

O prefeito João da Costa teve uma agenda intensa. No início da manhã, encontrou-se com a nova presidente do Tribunal de Contas (TCE), Teresa Duere, numa visita de cortesia. A gestão do PT vem há tempos recebendo questionamentos da oposição, principalmente em relação às dispensas de licitação, consideradas em número muito alto.

Ontem, João da Costa também almoçou com pré-candidatos a vereador do PRP. Ao contrário do que se esperava, a legenda não referendou o apoio ao petista. Segundo Aerto Luna (PRP), o partido seguirá o que decidir a Frente Popular. “Foram mais de cinquenta pré candidatos, convidamos o prefeito para conhecer a chapa. Não foi um evento para apoio, mais para mostrar os pré-candidatos tanto à imprensa quanto ao prefeito”, esquivou-se o vereador.
Postado por Jamildo Melo