domingo, 22 de janeiro de 2012

João Paulo é visto como o maior opositor de João da Costa .

Para 20% dos entrevistados na pesquisa do IPMN, o ex-prefeito é quem representa melhor a oposição
Publicado em 21/01/2012,
Do JC Online
Há muito apontado como um personagem central da sucessão do Recife, embora dificilmente consiga garantir a candidatura, o deputado federal e ex-prefeito João Paulo é visto por 20% dos entrevistados pelo IPMN como o político que “melhor representa a oposição ao prefeito João da Costa”. É o maior percentual apontado neste quesito do levantamento do instituto, mostrando não só que a “briga dos Joões” do PT pernambucano está na cabeça do eleitor, mas também que o ex-prefeito é o nome que vem logo na mente de quem pensa nos adversários do atual gestor.
Na segunda colocação aparece o ex-governador e atual deputado federal Mendonça Filho (DEM), com 11,3%, seguido do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com 10,8%, e do deputado tucano (ex-PV) Daniel Coelho, com 3,8% (veja quadro). O ssenador Humberto Costa, que assim como João Paulo é do PT, foi citado por 2,1% dos entrevistados.
Em várias outras tabelas da pesquisa, João Paulo mostra sua força eleitoral, no momento: ele é apontado como o “melhor prefeito do Recife nos últimos anos (50% dos entrevistados)”; o “mais preparado para ser eleito prefeito (42%)”; o que mais o eleitor acredita que “cumprirá com as suas promessas de campanha, caso seja eleito (36%)”; o que mais “merece ser eleito prefeito do Recife (39%)”; o que mais o eleitor “admira (37%)” etc.
João Paulo também aparece como o político que mais o eleitor “conhece muito (74%)”. Embora, vale lembrar, sua rejeição no quadro “não votaria de maneira nenhuma” seja de 34%, enquanto o “apoio” no quadro “votaria com certeza” seja de 49%, e 18% dizem que “poderia votar”.