segunda-feira, 23 de abril de 2012

Semana decisiva para o PSD de Kassab.


Esta semana será fundamental para a participação do PSD, partido de Gilberto Kassab, nas eleições deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá decidir se dá à nova sigla mais dinheiro do fundo partidário ou se adia indefinidamente essa decisão. A palavra do TSE também servirá para saber se o PSD terá mais tempo de TV durante a campanha eleitoral.
O motivo de a semana ser decisiva é a despedida do ministro Marcelo Ribeiro do tribunal. Ele é o relator da ação de Kassab, mas já está em seu segundo período como titular da corte e não pode ser reconduzido ao cargo.
Se a decisão não sair até a próxima quinta-feira, quando Ribeiro participará pela última vez de um julgamento do TSE, será adiada até que um novo ministro ocupe a vaga e termine o relatório. Substituições de magistrados, no entanto, tendem a demorar demais no Brasil.
Criado em 2011, o PSD só tem acesso a parcela mínima do fundo partidário e da propaganda na TV, paga com dinheiro público. Ou seja: a sigla está no rateio dos 5% do fundo, divididos igualmente entre os 29 partidos do país. E só tem direito a um programa de TV semestral de cinco minutos em rede nacional.
 

Escrito por Magno Martins .