sexta-feira, 6 de maio de 2011

ZONA DE CONVERGÊNCIA’ PODE CAUSAR CHUVAS NO SERTÃO.

Efeitos do fenômeno conhecido como ‘Zona de Convergência do Atlântico Sul’ (resultado da concentração de frentes frias com forte umidade tropical) que atingiram gravemente o sudeste do país, podem ser deslocados ao Nordeste.  Mas se isso ocorrer, a intensidade das chuvas será infinitamente  menor do que ocorreu  no Rio de Janeiro, segundo analisou, nesta segunda-feira (17.01), a coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Francis Lacerda (foto), durante entrevista a emissoras do interior pernambucano, como as rádios Cultura dos Palmares (Zona da Mata),  Meridional de Garanhuns (Agreste) e Salgueiro FM (Sertão).
“No caso de Pernambuco podem ocorrer chuvas fortes no Sertão, principalmente nas microrregiões do São Francisco e Salgueiro”, analisou Francis Lacerda, repetindo que a Zona de Convergência do Atlântico Sul,  “se chegar a Pernambuco, será com uma intensidade muito inferior à verificada no sudeste, até porque o fenômeno  já perdeu força com as chuvas caídas no sudeste, e se avançar, na Bahia, Piauí e Maranhão”, explicou.
TRIMESTRE.
Francis Lacerda informou ainda que meteorologistas de todo o Nordeste reúnem-se, nestas segunda e terça-feiras  (18 e 19.01), em Fortaleza (CE), para elaborar o Prognóstico Climático  Trimestral (fevereiro/março/abril) para a região. Do encontro sairão informações importantes sobre o clima, particularmente em Pernambuco, onde estaremos entrando no período de inverno.
Informações e serviços do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco no site