domingo, 15 de julho de 2012

Eleitor não separa PT e Frente Popular .



Dos entrevistados que conhecem a coligação, 18% apontam o PT como maior liderança. Entre os 37% que dizem saber quem é o candidato do grupo, 71% citam Humberto


Publicado pelo jc.


Sérgio Montenegro


As brigas internas no PT que retardaram o processo de definição de candidaturas, contribuindo para o racha da Frente Popular, provocaram uma confusão na cabeça do eleitor recifense. A pesquisa JC/IPMN aferiu a percepção dos entrevistados sobre o cenário da disputa pela prefeitura e constatou que, embora os petistas tenham deixado o bloco de partidos liderado pelo governador Eduardo Campos (PSB), parte do eleitorado ainda não assimilou essa separação. Quando questionados se já ouviram falar na Frente Popular – que dá sustentação à candidatura de Geraldo Julio (PSB) –, apenas 43% dos entrevistados responderam afirmativamente, contra 57% que desconhecem o bloco partidário. Dos que disseram conhecer a frente, porém, 18% apontaram o PT como sua principal liderança, seguida de Eduardo Campos, com 13%, Humberto Costa (4%), Lula (4%), João Paulo (2,6%) e o PSB (1,5%).

Os entrevistados também foram indagados se saberiam quem é o candidato a prefeito apoiado pela Frente Popular. Apenas 37% disseram sim, contra 57% que admitiram desconhecer. No entanto, dos 37% que responderam afirmativamente, 71% apontaram o nome de Humberto Costa, dando nova demonstração da dificuldade de separar o PT da aliança comandada pelo governador. Geraldo Julio, o real candidato da Frente Popular, obteve apenas 23,7% das citações, e o prefeito João da Costa (PT), 3%. Até o próprio Eduardo chegou a ser apontado por 1,2% dos entrevistados.

“O percentual de intenções de voto obtido por Humberto nesta pesquisa pode estar ligeiramente contaminado por esse desconhecimento do eleitor sobre o racha na Frente Popular. Boa parte ainda lembra do petista como o candidato a senador apoiado por Eduardo Campos em 2010”, analisa o consultor Maurício Romão, um dos coordenadores do levantamento.

Geraldo Julio, porém, foi bem contemplado quando se perguntou ao eleitor se saberia quem é o candidato apoiado pelo governador. Embora 69% tenham admitido desconhecimento, 27% que disseram estar cientes. E destes, o concorrente socialista recebeu 78,4% das citações. Já Humberto foi citado por 17,7%. Da mesma forma, quando questionados sobre quem seria o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), 60% não souberam nominar. Da fatia de 38% que responderam afirmativamente, 93,5% citaram o nome de Humberto. O prefeito João da Costa teve 2,5% das citações, Eduardo Campos 1,5% e João Paulo 1%.