sábado, 7 de julho de 2012

Eduardo Campos nada perde se for candidato a presidente .


 


Publicado em: 06-07-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Artigos, O Brasil


 


Por * Maurílio Ferreira Lima

O rompimento do governador Eduardo Campos com o PT o conduz a um grande desafio: eleger Geraldo Júlio prefeito do Recife. se conseguir, lógico, sairá vencedor contra um partido que governa o Brasil há 10 anos e continuará governando com a reeleição certa da presidente Dilma Roussef. Com isso, terá derrotado os maiores gigantes da política brasileira: Lula e o PT.

Se perder, não perderá absolutamente nada, ganha. E sairá vitorioso na derrota porque não perdeu para pequenos e sim para gigantes.

Só um louco imaginaria que o governador Eduardo Campos quer ser candidato a vice ou a presidente em 2014. E só outro louco poderia imaginar que ele aceitaria ser vice de Aécio Neves. Todo o seu projeto é para 2018. E vai chegar lá com grande crédito junto a Lula e ao PT.

Ele vai ajudar fortemente a eleição de Haddad à prefeitura de São Paulo e vai apoiar integralmente a reeleição de Dilma Roussef. Se tiver o apoio de Lula, Dilma e do PT, para a eleição presidencial de 2018, ótimo. Se não tiver, deve disputar sem eles.

O governador deve exercer o seu mandato até o último dia e tentar eleger o seu candidato ao governo e ao Senado.

E, para continuar sendo uma figura importantíssima no cenário político nacional, o que ele menos precisa é de um mandato de senador, muito menos de deputado federal. Ser o presidente nacional do PSB já está de bom tamanho.

Nesse quadro, a primeira coisa a ser descartada é o PT de Pernambuco e, a segunda, estreitar sua aliança com o PMDB, que está no bolso do colete do senador Jarbas Vasconcelos, que pode vir a ser a cereja no bolo do projeto do governador em 2018.

* Maurílio Ferreira Lima é ex-deputado federal e filiado ao PMDB