Após cobranças de Castilho, Saúde realizará inquérito epidemiológico com trabalhadores de Santa Cruz do Capibaribe
POSTADO ÀS 13:47 EM 19 DE Outubro DE 2011
Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) segue, na tarde de hoje (19/10), para o município de Santa Cruz do Capibaribe, localizado no agreste pernambucano. O objetivo é dar início a um inquérito epidemiológico com os trabalhadores dos depósitos que tiveram contato direto com os resíduos hospitalares importados de instituições de saúde do exterior.
A equipe é composta por um infectologista, um epidemiologista e um técnico de laboratório, que realizará, caso necessário, coletas sanguíneas nos trabalhadores. O secretario Estadual de Saúde, Antonio Carlos figueira, também participará da ação, junto com o secretário executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto. A chegada no depósito está prevista para as 15h30.
O inquérito epidemiológico será realizado por meio de um questionário produzido pela SES, baseado no questionário do Sistema de Informações de Agravos e Notificação (Sinan) para acidentes com material biológicos. O objetivo é obter informações sobre os funcionários que tiveram contato com os resíduos hospitalares, as formas de manuseio das peças, as precauções tomadas e se algum deles apresentou problema de saúde após o contato. Caso seja necessário, a equipe também realizará os exames Swab nasal e sub-ungueal, ambos para detectar a existência de bactérias no nariz e embaixo das unhas, respectivamente.
“Estamos dando continuidade ao trabalho iniciado pela SES desde a descoberta dos contêineres. A Apevisa já realizou a inspeção e interdição nos três depósitos que receberam o material. Agora, vamos investigar a situação de saúde dos trabalhadores, para assegurar toda a assistência necessária”, explicou o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
Fonte : Jamildo