terça-feira, 16 de outubro de 2012

Quando a matemática eleitoral supera a vontade popular.



POSTADO EM 16 DE Outubro DE 2012

Por Pedro Silveira, advogado

No último domingo de eleições, um caso específico chamou a atenção do Recife e vem causando indignação nas redes sociais: Edilson Silva, do PSOL, foi o terceiro candidato mais votado pelos recifenses para assumir uma das 39 vagas na Casa de José Mariano, angariando expressivos 13.661 votos, porém, não conseguiu se eleger.

Esse estranho fenômeno ocorre porque, no Brasil, para se “encontrarem” os candidatos eleitos, é preciso considerar o quociente eleitoral do município, que é um número mínimo de votos que cada partido ou coligação precisa receber para eleger seus candidatos. O número do quociente é encontrado através de uma divisão dos votos válidos do município, o que exclui os votos brancos e nulos, pelo número de cadeiras a serem preenchidas na Casa

De acordo com a técnica do quociente eleitoral, cada partido elegerá tantos representantes quantas vezes a totalidade de seus votos atingir o quociente. Para exemplificar: se o quociente, em determinado município, for equivalente a 10 mil votos, o partido ou coligação que conseguiu 25 mil votos elegerá seus dois vereadores mais votados.

Porém, o que acontece com os votos recebidos por partido ou coligação que não atingir o quociente eleitoral? A resposta está no §2º do Artigo 109 do Código Eleitoral, que é categórico ao afirmar que: só poderão concorrer à distribuição dos lugares os partidos políticos/coligações que tiverem atingido o quociente eleitoral. Ou seja, nossa legislação prevê uma verdadeira “cláusula de exclusão”, determinando que os votos recebidos pela legenda que não atingir o quociente serão friamente descartados, sendo irrelevantes para o sistema

No emblemático caso de Edilson, a soma dos seus próprios votos com os dos candidatos de sua coligação, formada pelos partidos PCB e PSOL, totalizou 16.015 votos, não atingindo, portanto, o quociente eleitoral, que, no Recife, foi de aproximadamente 22.600 votos. Assim, diante do fraco desempenho dos companheiros de chapa, mesmo que Edilson Silva fosse o candidato mais votado da cidade, com 15.775 votos, ele ainda não seria eleito!

Por outro lado, candidatos como Wilton Brito (PHS) e Eduardo Chera (PTN), que tiveram pouco mais de 4.000 votos cada um, menos de um terço do que conseguiu Edilson, estão com suas vagas garantidas na Câmara dos Vereadores pelos próximos quatro anos, tendo em vista que, com o auxilio dos votos dos demais candidatos, os respectivos partidos conseguiram atingir o quociente eleitoral.

O caso Edilson Silva não é inédito no Brasil. No ano de 2010, o ex-deputado federal João Caldas da Silva, do PMN de Alagoas, obteve mais de 150.000 votos para a Câmara Federal, sendo um do candidatos mais votados de seu estado. Porém, sua coligação não atingiu o quociente eleitoral e, como aconteceu com Edilson, o candidato não pode assumir o Outra aberração ocorreu em 1996, em Minas Gerais, onde 18 partidos concorriam a 11 vagas na Câmara de Vereadores do Município de Juatuba. Entretanto, das 18 agremiações políticas concorrentes, apenas uma chegou a atingir o quociente eleitoral, de forma que esse único partido ficou com todas as 11 vagas disputadas, sendo descartados os votos dados aos demais partidos.

Diante de situações como essas, tornou-se possível questionar se a aplicação da chamada “cláusula de exclusão”, que obriga a legenda a atingir o quociente eleitoral para se ver representada no Legislativo, estaria em confronto com os termos da Constituição Federal, que garante o pluralismo político como fundamento do Estado Democrático de Direito e determina que o voto terá valor igual para todos.

Tais indagações já foram feitas ao Tribunal Superior Eleitoral, no Mandado de Segurança nº 3.555. Todavia, dando um verdadeiro banho de água fria em muitos candidatos, a corte decidiu que a “cláusula de exclusão” não conflita com nenhum dos termos da Constituição Federal. Ou seja, ficaria do jeito que está: se a legenda não superou o quociente, não terá político eleito.

Desta forma, sabendo que a alteração do sistema eleitoral não deve partir do Poder Judiciário, resta refletir se a retirada da “cláusula de exclusão” deveria fazer parte de uma ampla e urgente reforma política, possibilitando que candidatos que obtiverem votações expressivas possam exercer seus mandados, conforme determina a vontade popular, independentemente do quociente eleitoral.

Postado por Jamildo Melo

Nesta quinta feira ,Eduardo Campos lança Chapéu de Palha Estiagem em Salgueiro .


 


POSTADO EM 16 DE Outubro DE 2012



O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, estará no município de Salgueiro nesta quinta-feira (18), para fazer o lançamento do Programa Chapéu de Palha Estiagem - voltado para os agricultores familiares já inscritos nos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem. A solenidade está agendada para ocorrer às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo da cidade.

Só no município serão entregues os cartões do programa a 2.325 famílias do campo que serão beneficiadas com o beneficio. Mas em todo Estado, segundo a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, o Chapéu de Palha estiagem beneficiará mais de 180 mil famílias, em 115 municípios, no valor de 280 reais para cada família.

A entrega dos cartões começa no dia 18 e segue até o dia 26 de outubro, sendo que os retardatários ainda podem receber ate 5 de novembro. A bolsa será dividida em quatro parcelas de R$ 70,00.

Postado por Jamildo Melo

Dilma participará de comícios em três capitais no segundo turno.


 


POSTADO EM 16 DE Outubro DE 2012


Da Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff vai reforçar as campanhas para o segundo turno dos petistas Fernando Haddad, em São Paulo, e Nelson Pelegrino, em Salvador (BA), além de subir no palanque de Vanessa Grazziotin, candidata do PC do B à Prefeitura de Manaus (AM). A princípio programado para sexta-feira (19), o comício de Haddad foi transferido para sábado (20), a pedido do PT paulistano, segundo informou o Palácio do Planalto. A mudança ocorreu para evitar o esvaziamento, já que o comício coincidiria com o último capítulo da novela Avenida Brasil, da TV Globo.

Em compensação, os eleitores de Salvador que quiserem ver Dilma dando apoio a Pelegrino vão perder o final da novela ou esperar para assistir à reprise do folhetim no sábado, pois a visita da presidente à capital baiana teve de ser antecipada para o dia 19. Pelegrino disputa o segundo turno com Antonio Carlos Magalhães Neto, do DEM.

Já o comício de Manaus, no qual Dilma tentará ajudar a senadora Vanessa Grazziotin na briga com o candidato do PSDB, Arthur Virgílio, foi marcado para a próxima segunda-feira. Apesar dos apelos, a presidente não irá a Fortaleza (CE), onde há confronto direto entre o PT e o PSB do governador do Ceará, Cid Gomes.

Dilma gravou, no fim de semana, mensagens de apoio a candidatos do PT e aliados, que serão exibidas na propaganda eleitoral. Os ministros Alexandre Padilha (Saúde), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) também fizeram gravações nos últimos dias.

REFORMA MINISTERIAL - Além de ter batido o martelo sobre sua participação nos comícios em São Paulo - onde esteve no primeiro turno para pedir votos em Haddad -, Salvador e Manaus, Dilma reuniu nesta segunda-feira (15) seis ministros do PT, no Palácio da Alvorada. De acordo com informação de um dos participantes, a presidente avisou a eles que poderá necessitar de alguns ajustes na equipe, logo após a eleição, para acomodar representantes de partidos que passaram a fazer parte da aliança de candidatos petistas no segundo turno.

As principais apostas são de que Dilma abrirá uma vaga no ministério para o deputado Gabriel Chalita, candidato derrotado do PMDB que fechou apoio a Haddad. Chalita poderia entrar na vaga de Aloizio Mercadante no Ministério da Educação. Nesse cenário, Mercadante seria removido para outra pasta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Postado por Gabriela López

Maratona de Eduardo Campos começa hoje em Campinas no 2 º turno




Publicado em: 16-10-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, O Brasil




O governador Eduardo Campos iniciará hoje, às 19h, por Campinas (PSB), sua maratona de viagens pelo Brasil a fim de apoiar candidatos a prefeito do PSB ou de partidos aliados neste segundo turno da eleição municipal.

Na segunda maior cidade de São Paulo enfrentam-se o deputado federal Jonas Donizetti (PSB) e o economista Márcio Pochman (PT).

Este último foi uma “invenção” do ex-presidente Lula como forma de renovar os quadros do PT no Estado de São Paulo, a exemplo do que fez também com Fernando Haddad, ora disputando o segundo turno com José Serra Serra (PSDB).

PSDB precisa dar clareza à oposição ao PSB.


 


POSTADO EM 16 DE Outubro DE 2012


Ana Lúcia Andrade, do Jornal do Commercio

O PSDB com Daniel Coelho vibra com o tamanho que saiu das urnas. O PSDB sob o comando do deputado federal Sérgio Guerra cuida do projeto nacional do partido, que pode se cruzar com o do PSB de Eduardo Campos. Diante da encruzilhada, a legenda, refiro-me ao comando, terá de indicar com muita exatidão que postura de oposição adotará ao governo socialista no Recife. Até como forma de preservar seus vereadores, que são os que responderão pela linha de frente desse trabalho.

Da clareza tucana dependerá a dimensão que essa “nova” oposição pode ganhar. Manter a amplitude do grupo, envolvendo os partidos já engajados (PPS, PSOL e DEM), e quem sabe até ratear uma “aliança branca” com a ala petista que na eleição se colocou claramente contra o PSB, também resultam da postura dos tucanos.

Para além do PSDB, há quem entenda, no bloco oposicionista que se forma, que o tom da oposição dependerá também da maneira de agir do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Principalmente na relação com o Legislativo. É aguardada a interlocução que o socialista fará com a Câmara no debate dos grandes projetos estruturadores para a cidade, por exemplo. O prefeito eleito é quem dará o primeiro passo. A reação (ou não) virá depois.

Postado por Gabriela López

Sarney revisa convívio com Ulysses durante homenagem.



 














Após atribuir, na sua biografia, os fracassos de seu Governo ao então presidente da Câmara, Ulysses Guimarães, a quem chamou de "político menor", o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mudou o tom e, na última segunda-feira (15), durante sessão em memória aos 20 anos da morte do deputado, tentou passar a ideia de que ambos conviviam quase como almas gêmeas. "Até nossos desencontros foram enriquecedores, éramos remanescentes de um tempo raro que começava a desaparecer", disse Sarney para a plateia de admiradores de Ulysses, segundo o Estadão.
Sarney discursou logo após o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), e contradisse o que mandou a sua biógrafa escrever. O texto na ocasião sofreu duros ataques do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), para quem - ao falar mal de Ulysses - Sarney adotou "um dos comportamentos humanos mais reprováveis, que é atacar quem não pode se defender". No livro, Sarney afirma que Ulysses Guimarães "não tem grandeza nem espírito público. É um político menor, que tem o gosto da arte da política, puro gosto do jogo, nada mais".
 
Escrito por Magno Martins

sábado, 13 de outubro de 2012

Em São Paulo ,apoio político pode virar até Ministério.



POSTADO  EM 12 DE Outubro DE 2012

 
Marta Suplicy ganhou o MInistério da Cultura por apoio à Haddad

Da Agência Estado, com o Blog

Ao anunciar suas alianças para o segundo turno da disputa pela a Prefeitura de São Paulo, PMDB e PTB negaram que tenham barganhado cargos para apoiar, respectivamente, Fernando Haddad(PT)e José Serra (PSDB). Os dois partidos só admitem negociar espaço no município caso seus candidatos sejam vitoriosos, mas, nos bastidores, as legendas negociam espaços no governo federal e no Estado após a eleição.

As equipes de Haddad e Serra querem evitar que as alianças eleitorais tenham a imagem de “troca-troca”. Depois do 2.º turno, entretanto, Gabriel Chalita (PMDB) - que declarou apoio à Haddad (PT) - deve ganhar um ministério em Brasília e Luiz Flávio Borges D’Urso (PTB) - que no segundo turno apoia Serra (PSDB) - deve ser nomeado o novo secretário de Justiça do Governo Estadual, de Geraldo Alckmin (PSDB). Situação parecida viveu a petista Marta Suplicy, preterida em nome de Haddad para disputar a prefeitura. Há poucas semanas ela finalmente entrou no guia de TV para pedir votos para seu companheiro de partido. Na semana seguinte foi nomeada Ministra da Cultura.


Pelas redes sociais, Marta Suplicy confirma convite de Dilma para Ministério da Cultura

Na reunião que selou o apoio do PMDB a Haddad, o vice-presidente da República Michel Temer foi categórico ao negar que Chalita, o candidato derrotado do partido, vá ganhar um ministério no governo Dilma Rousseff como moeda de troca pela aliança. “Isso é uma maldade. Eu nunca discuti isso, por enquanto, com a presidente Dilma. Não há essa discussão”, afirmou o vice presidente, Depois de um encontro com Chalita e Haddad, em seu escritório político.

Para fechar o apoio ao candidato petista, o PMDB negociou um espaço para Chalita na Esplanada dos Ministérios em uma minirreforma que deve ser realizada depois das eleições municipais. Não há definição, no entanto, sobre a pasta que o candidato derrotado deve ocupar.

Temer teve um encontro anteontem com Dilma, ministros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Publicamente, PT e PMDB apresentaram o acordo como uma união de propostas e programas para a cidade. “O acordo foi feito em torno de ideias”, explicou o vice-presidente.

Haddad se comprometeu a incluir em seu programa de governo propostas da campanha de Chalita,como o projeto das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e o Centro de Monitoramento de Segurança.

LULA - A costura de apoios ao candidato do PT, Fernando Haddad, em São Paulo, vai restringir os palanques do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no 2º turno. Lula não poderá fazer todos os comícios que pretendia. Não vai a Mauá, por exemplo, como pretendia, para apoiar o petista Donisete Braga, que disputa com Vanessa Damo, do PMDB. Essa foi a condição exigida pelo partido do vice-presidente Michel Temer em troca do apoio a Haddad na capital.

Lula pretende participar diretamente da campanha em Guarulhos, Santo André, Diadema e Campinas, em apoio, respectivamente aos petistas Sebastião Almeida, Carlos Grana, Mário Reali e Márcio Pochmann. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Postado por Vinícius Sobreira

Um ex- gari é campeão de votos no Agreste.

 

POSTADO  EM 12 DE Outubro DE 2012

Por Pedro Romero
Do JC Online

O ex-gari Josenildo Oliveira da Silva (PSD), 36, conhecido como Tio do Pastel, foi o vereador mais votado de Belo Jardim, no Agreste do Estado, com 2.490 votos. Ele começou a ganhar a vida vendendo lanches nas ruas da cidade, trabalhou como gari e, no ano passado, foi eleito para o Conselho Tutelar. Tio do pastel diz que só gastou cerca de R$ 5 mil na campanha.

“Estou feliz e agradecido a Deus, foi uma vitória difícil. Os humilhados serão exaltados”, disse o novo vereador, que fará parte da bancada de apoio ao prefeito eleito, João Mendonça (PSD).

Ele conta que o apelido vem dos tempos de menino, quando vendia lanches nas ruas e em lojas da cidade. “Eu perguntava: ‘tio, vai querer pastel’. E as pessoas acabaram me chamando de Tio do Pastel”.

Em 2010, Josenildo começou a trabalhar de gari para a empresa que faz o serviço de limpeza urbana de Belo Jardim. Como sempre realizou trabalhos sociais, principalmente voltados para a prática esportiva, um ano depois foi eleito para o Conselho Tutelar, com 647 votos.

Entre as ações que ele realiza está a campanha do agasalho, desenvolvida há dez anos e que recolhe roupas e alimentos para serem distribuídos em comunidades carentes. Também promove várias corridas e incentiva a prática esportiva para pessoas de todas as idades. “Gosto de correr, todos os anos participo da Corrida de São Silvestre, em São Paulo”, destacou.

Na segunda-feira (8), Tio do Pastel estava pelas ruas de Belo Jardim agradecendo os votos que recebeu e disse que pretende honrar o mandato. “Teve gente que gastou mais de R$ 330 mil e não se elegeu. Muita gente disse: ‘vou pegar o dinheiro deles (outros candidatos), mas vou votar em você’. Mas eu jamais comprei um voto, eu conquisto”, pontuou. Natural de Pesqueira, na mesma região, Tio do Pastel diz que já se sente um belojardinense.

Postado por Vinícius Sobreira |

Eduardo Campos enfrenta grupo de Lula em disputa pela prefeitura de Campinas.




POSTADO ÀS 18:12 EM 12 DE Outubro DE 2012


Deu na coluna de Ilimar Franco, do O Globo

Eduardo Campos x Lula

Os petistas vão ficar ainda mais irritados com o governador Eduardo Campos (PE). O socialista definiu como prioridade colocar os pés em São Paulo e que a melhor porta de entrada é a prefeitura de Campinas. Integrantes da campanha vitoriosa em Recife estão sendo deslocados para dar suporte à reeleição do prefeito Jonas Donizette, que fez 47,6% dos votos no primeiro turno. O candidato petista Márcio Pochmann fez 28,5% dos votos se apresentando como “o candidato do Lula”. O ex-presidente está totalmente envolvido e teve o dedo dele o apoio declarado a Pochmann pelo candidato derrotado do PDT, Pedro Serafim, que teve 18,4% dos votos.

Postado por Vinícius Sobreira

Em Manaus ,Eduardo Campos declara apoio a desafeto de Lula


 

 


POSTADO  EM 12 DE Outubro DE 2012


Em Manaus, no Amazonas, o candidato do PSB à prefeitura, Serafim Corrêa, foi derrotado no primeiro turno. Por lá, Eduardo Campos (PSB) vai apoiar o candidatu tucano, o atual prefeito Arthur Virgílio, em vez de apoiar a candidata de Lula, Vanessa Grazziotin (PCdoB). Mais um enfrentamento direto ao ex-presidente da República, que não se dá com Arthur Virgílio.

Eduardo Campos enfrenta grupo de Lula em disputa pela Prefeitura de Campinas

Durante o primeiro turno da disputa pela Prefeitura de Manaus, Serafim Correa (PSB) foi atacado duramente pela candidata Grazziotin, com ajuda de Lula, que mesmo não vindo ao Recife apoiar Humberto encontrou um tempo para passar em Manaus. Por isso, no encontro que teve com o partido em Brasília, na última quarta-feira (10), Eduardo Campos (PSB) foi pressionado a apoiar o candidato Arthur Virgílio.

Em Manaus, senadora do PCdoB declara apoio à candidatura de Humberto a Prefeito do Recife

O prefeito tucano, por sua vez, foi opositor ferrenho do PT na Câmara Federal e no Senado. Ele atuava em Brasília quando estourou o escândalo do Mensalão. Foi um dos mais duros contra Lula e os grandes nomes do PT.

Postado por Vinícius Sobreira

Em Santa Cruz do Capibaribe ,roubo de água ajuda a secar barragem e prejudica abastecimento .


POSTADO EM 11 DE Outubro DE 2012
Além da estiagem que atinge Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, a cidade está enfrentando outro problema que afeta o abastecimento de água: as ligações clandestinas. Preocupada com o colapso da barragem Poço Fundo, que levou a uma queda de 50% da vazão total da cidade (os outros 50% correspondem às adutoras Tabocas e Machados), 20% estão sendo desviados, por roubo, causando dificuldades no atendimento ao município.

Para combater o furto, a Compesa já iniciou inspeções no sistema. Na primeira delas, os técnicos encontraram indícios de ligações irregulares e acionaram a Policia Militar para ajudar na operação de combate às fraudes, que agravam a situação de falta de água.

Nessa fiscalização, foram identificadas 30 dessas ligações, com a autuação de oito pessoas. Os técnicos ainda não conseguiram mensurar o ganho de vazão após a retirada dessas ligações clandestinas. Mas, diante do êxito da ação, a Compesa e a Polícia Militar vão dar continuidade às operações, que serão feitas semanalmente. O objetivo é localizar e cortar ligações clandestinas com o objetivo de recuperar a vazão de água, evitando a intensificação do racionamento, que hoje é de um dia com água para sete dias sem.

O gerente regional da Compesa, Artur Correia, explica que o desvio de água das adutoras prejudica o abastecimento das cidades, já que essa água é consumida antes de chegar às casas dos moradores. “Em sua maioria essas ligações clandestinas são usadas para irrigar plantações ou encher barreiros, quando o destino correto dessa água é o consumo humano”, relatou.

Como as atividades agrícolas usam muito mais água que um consumidor residencial médio, cada pessoa que pratica o furto acaba prejudicando várias famílias que dependem daquela água. “Buscamos o apoio da polícia para agilizar a repressão aos furtos. Com o apoio da corporação, a Compesa faz o corte da ligação e registra na hora o boletim de ocorrência contra os infratores”, explicou Correia.

O gerente também afirmou que a Compesa está estudando ações “para tirar essas pessoas da informalidade”. Há planos de interligar as chácaras à rede de distribuição, mas o uso deverá ser fiscalizado, já que a água é voltada apenas para o uso residencial.
Postado por Jamildo Melo

Russomano avisa : Até 2014.


 

Passada a eleição em São Paulo, da qual saiu derrotado mas com o total de 1,3 milhão de votos, Celso Russomanno fala agora no "projeto 2014", em alusão à disputa pelo Bandeirantes, diz Mônica Bergamo na sua coluna de hoje, na Folha de S.Paulo.
"Vamos discutir com o PRB. Nada é impossível." Lembra 2008, quando Geraldo Alckmin (PSDB-SP) terminou em terceiro lugar na corrida à prefeitura -acabou eleito governador dois anos depois. Ele pretende descansar mais uma semana e voltar ao jornalismo. Quer retomar programas na Record, na CNT e na Rede Brasil. E aproveitar para "desestressar" da campanha. "Deixei de ser católico, virei um monstro. Transformaram a eleição numa Guerra Santa. Mas não tem depressão, não. Não sou apegado a cargos. Consigo [me eleger deputado] quantas vezes quiser."



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Escrito por Magno Martins .

Veja : Jardineiro da casa de Collor recebe do senado .



Três funcionários contratados pelo gabinete do senador Fernando Collor (PTB) prestam serviços particulares a ele, de acordo com reportagem publicada pela revista 'Época' desta semana. Segundo a publicação, Acemilton Gonçalves da Silva atua como jardineiro na Casa da Dinda, atual residência de Collor, mas é contratado como assistente parlamentar do senador, com salário de R$ 2.200 mensais pagos pelo Senado. Silva foi contratado em 2007 por meio de um ato secreto, uma das medidas administrativas do Senado que não eram tornadas públicas.
Outras duas funcionárias do gabinete, as assistentes parlamentares Carmen Valéria Soares Rocha e Sandra Regina Sasaki, também prestam serviços para Collor, segundo a revista. Elas recebem, de acordo com a publicação, R$ 6.400 mensais.
A reportagem afirma que elas atuam no Centro de Memória do Presidente Fernando Collor, que tem documentos sobre o período em que Collor ocupou a Presidência.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Escrito por Magno Martins .

2014 : Projeto barra candidatura presidencial de Marina Silva


 
A ex-verde Marina Silva não é a única, mas é a principal vítima do Projeto de Lei no 4.470, que impõe obstáculos à criação de novos partidos, informa Felipe Patury, na coluna política da ÉPOCA. Quase aprovado na semana passada, o texto dos líderes da Câmara impede que as novas legendas recebam dinheiro público e possam usar o horário gratuito na TV e no rádio. Hoje sem filiação, Marina pretende converter seu Movimento Nova Política numa sigla com a qual possa disputar o Planalto. Seus aliados acreditam que ela tem mais chance de sucesso em 2014 que há dois anos, quando obteve 20% dos votos. Para eles, o PSDB estará mais enfraquecido na próxima disputa e poderá perder parte dos eleitores para Marina. A assessoria da ex-presidenciável nega as articulações para a formação de um novo partido.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Escrito por Magno Martins .

Estatuto do PT manda expulsar mensaleiros condenados .



Diretório do PT Nacional. 
O Estatuto do Partido dos Trabalhadores prevê a expulsão de filiados que tenham sido condenados “por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado”, informa Cláudio Humberto na sua coluna. A determinação está prevista no artigo 231 do Estatuto do PT, nos quais estariam enquadrados os réus petistas condenados no processo do mensalão, incluindo seus ex-presidente José Dirceu e José Genoino. O réus do mensalão filiados ao PT têm no STF a última instância de julgamento, e a condenação será sentença transitada em julgado.
O Estatuto do PT prevê também a comunicação à Justiça Eleitoral dos condenados desfiliados, o que implica em perda de eventual mandato.A direção do PT ainda não informou se vai cumprir o dispositivo do Estatuto do partido sobre a expulsão de filiados condenados na Justiça.

Escrito por Magno Martins.