segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dia da Bandeira demunicipal será vivenciado em Taquaritinga do Norte.

Amanhã (28 de fevereiro) o município de Taquaritinga do Norte estará vivenciando o dia da bandeira municipal, resgatando o patriotismo dos munícipes. Tal iniciativa vem desde o ano de 2007, através da Lei Municipal nº 1.532 que instituiu o dia da bandeira municipal.

Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação orientou todas as escolas a vivenciarem esta data tão importante para o município com a execução do hino oficial, criado em 2009 através de concurso publico, com letra de José Jurandir Coelho e música de Jardel Pereira de Souza e hasteamento da bandeira em todas as escolas, bem como, diversas atividades relacionadas aos símbolos oficiais municipais.

O tampa poderá ser candidato da oposição de Taquaritinga do Norte.

Informações de bastidores dão conta de que o nome que irá disputar o comando de Taquaritinga do Norte poderá ser o ex-prefeito Jânio Arruda.

O tampa como é chamado Jânio, é hoje o nome mais forte dentro do grupo de oposição. Já que seu sobrinho e vereador Felipe Arruda é novo na área e não concentra ainda força política suficiente para disputar a majoritária. E os demais vereadores ou estão velhos e cansados da luta ou não concentram empatia suficiente para contar com o apoio dos correligionários.

Com essa possibilidade desenha-se um duelo de titãs na Dália da Serra. De um lado o lendário boca-preta Jânio Arruda e seu exercito azul e do outro o político de atitude que manda de fato em seu grupo Evliásio.

Como diria o nobre radialista Ildo Teixeira ´´ vai começar tudo de novo``. Claro que tudo não passa de meras especulações por hora. Uma vez que as convenções partidárias acontecem em junho e até lá muitas águas irão rolar.

Apartamento e cárcere : ex. ministro constesta Ana Arraes.


DA COLUNA DE CLÁUDIO HUMBERTO
Ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar não vê qualquer relação entre o apartamento funcional de quatro quartos, onde viveu por dez anos, e a estrutura de um cárcere. A associação foi da ministra Ana Arraes, que o recusou alegando lembrar a cela onde esteve durante a ditadura. “À minha família, foi acolhedor. Tem cômodos grandes e até dependências para os empregados”. Para Ubiratan, que sempre foi rigoroso com gastos públicos, uma “possível inconveniência” é que só há uma suíte no imóvel.
Ana Arraes continua morando em apartamento da Câmara dos Deputados. Agora pagará R$ 100 de multa por dia, até desocupá-lo. Só depois que a notícia veio à tona nesta Coluna, a Câmara decidiu cobrar multa da ministra Ana Arraes. Pernambucana, Ana Arraes pediu ao Senado imóvel no mesmo prédio onde vivem os ministros conterrâneos: José Múcio e José Jorge.

Blog do Magno Martins.

Obras na BR 104 preocupam em Caruaru.

 

Moradores da comunidade do Sítio Lajes, na Zona Rural de Caruaru, estão preocupados com a situação das casas no reinicio das obras de duplicação da BR-104 via. Segundo eles, as explosões da obra têm causado rachaduras nas estruturas dos imóveis, comprometem piso, teto e paredes. De acordo com Marcos Araújo, do site patrulhadointerior.com, o consórcio responsável pela execução das obras de restauração e duplicação da BR pede que seja entregue um comunicado de detonação com algumas orientações. Entre elas, que os moradores deveriam deixar a casa meia hora antes da explosão, já que as casas estão muito próximas á via.

Escrito por Magno Martins.

Ex. secretário de segurança de Arraes está escrevendo suas memórias .

 

POSTADO EM 27 DE Fevereiro DE 2012


O deputado estadual tucano Antônio Moraes, delegado e ex-secretário de Segurança Pública do Estado, está escrevendo suas memórias, para o lançamento de um livro no futuro.

Numa das passagens já selecionadas, ele conta a história de um amigo que bebeu demais e ao sair de um bar, acabou levando, por engano, o carro de uma mulher para a casa. Milagrosamente, a chave funcionou no carro da desconhecida. Curado da ressaca, mas em pânico diante da possibilidade de ser tomado como um ladrão de carros, o condutor procurou o delegado, que providenciou a troca, para felicidade da senhora e alívio do bebum.

Ocupando hoje o ingrato cargo de líder da oposição na Alepe, o deputado estadual passou por uma saia-justa muito engraçada recentemente. Em Macaraparana, é assim que a banda toca!

Antonio Moraes de Andrade Neto é natural de Macaparana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e iniciou suas atividades na vida pública como oficial de gabinete do então governador Marco Maciel. Em 1996, no mandato de Miguel Arraes, foi Secretário de Segurança Pública.

Nas eleições de 1998, entrou na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa e assumiu um ano depois o seu 1º mandato. Eleito em 2010, o tucano foi reconduzido ao Legislativo estadual pela quarta vez.

Postado por Jamildo Melo |

Jarbinhas disputará vaga na Câmara do Recife.

 


POSTADO EM 27 DE Fevereiro DE 2012


Com a bênção do pai, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), Jarbas Vasconcelos Filho, o Jarbinhas, 21 anos, anuncia nesta segunda-feira (27) que disputará uma vaga na Câmara dos Vereadores do Recife nas eleições deste ano.

Há muito tempo o estudante de administração queria entrar efetivamente para a política, saindo dos bastidores, onde atuava desde pequeno, acompanhando o pai. Mas só agora, depois de muito ouvir o senador, políticos, amigos e parentes, ele tomou a decisão.

" Estou saindo (candidato) porque ele (Jarbas) me deu a bênção. Me sinto preparado. Meu pai nunca me obrigou a fazer nada. Sempre me deixou à vontade. Minha influência partiu da trajetória dele. Ele hoje é um político muito raro no Brasil. Um dos poucos que mantém a postura. Diz que foi eleito para fazer oposição e realmente faz. Sobretudo meu pai é um homem muito honesto", disse ao Blog de Jamildo.

Jarbinhas garante que a decisão de entrar para a disputa foi pessoal e que pesou muito a opinião de dona Nelma Fernandes, mãe dele. "Não foi uma decisão repentina. Minha mãe sempre viu que gosto de política. É um sonho. Ela está orgulhosa e ao mesmo tempo preocupada", contou quando questionado como a família encararia a maratona de acompanhar a vida agitada de mais um político.

O jovem disputará a vaga de vereador pelo mesmo partido do pai, o PMDB. Ao ser lembrado de figuras não muito bem avaliadas pela opinião pública que habitam o partido, ele logo sai em defesa da legenda. "Antes de se tornar o que é hoje, (o PMDB) teve Ulisses Guimarães, Pedro Simon e aqui em Pernambuco tem figuras como Raul Henry".

Postado por Daniel Guedes

Mais uma bronca para Eduardo Campos resolver : PT de Minas Gerais apóia a reeleição de Márcio Lacerda mas só se o PSDB ficar fora do palanque

Publicado em: 27-02-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, O Brasil



A corrente “Articulação” do Partido dos Trabalhadores decidiu ontem à tarde, em Belo Horizonte, apoiar a reeleição do atual prefeito, Márcio Lacerda, filiado ao PSB, desde que o PSDB do senador Aécio Neves esteve fora da aliança.

Foi uma resposta ao PSDB, que na sexta-feira reuniu-se com o prefeito e fez oito exigências para apoiá-lo, entre elas a de que o candidato a vice não seja um petista.

Em 2008, a candidatura de Lacerda foi articulada por três pessoas: o então prefeito Fernando Pimentel (PT), o governador Eduardo Campos (PSB) e o então governador Aécio Neves (PSDB).

Esse posicionamento do PT vai obrigar o governador de Pernambuco a ir novamente a Lula para tratar dessa questão.

Mendonça disse em debate a Ràdio que discussão ''esquerda e direita'' está superada.

Publicado em: 27-02-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Pernambuco



O deputado Mendonça Filho (DEM) e o presidente estadual do PSOL, Edilson Silva, participaram de um debate, hoje, na Radio Jornal, sobre “Esquerda e Direita”, com mediação do professor da UFPE Adriano Oliveira.

Apesar dos esforços feitos por Edilson para rotular Mendonça e seu partido, o Democratas, como “de direita”, o deputado não se intimou. Considerou superado pelo tempo esse tipo de discussão dizendo que o povo, hoje, especialmente o do Recife, onde deve se candidatar à prefeitura, não quer mais saber de “ideologia” e sim de “gestão”, já que a cidade, sob o comando do PT, não estaria acompanhando o ritmo de desenvolvimento de Pernambuco nem do Brasil.

Para tentar embaraçar Mendonça, Edilson Silva lhe fez a seguinte pergunta?

- Qual a sua posição sobre o movimento militar de março de 64? Foi revolução ou golpe?

- Golpe – respondeu o deputado, que sequer era nascido quando os militares derrubaram o presidente João Goulart e o governador Miguel Arraes.

Em seguida, para provar que o seu partido não é “de direita”, Mendonça lembrou que o ex-presidente nacional da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), nascei no Chile quando seu pai, o ex-prefeito César Maia, estava exilado.

Silvio Costa também defende ''candidato alternativo '' dentro da Frente Popular.

Publicado em: 27-02-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Recife




O deputado Sílvio Costa (PTB) declarou hoje no Recife que está totalmente de acordo com a tese defendida pelo senador Armando Monteiro (PTB) de que a Frente Popular precisa de um “candidato alternativo” para disputar a prefeitura do Recife.

Segundo ele, além da “fadiga de material” representada pelo PT, que governa o Recife desde 2001, há uma forte rejeição ao nome do prefeito João da Costa, sobretudo por parte da classe média.

O deputado está convicto de que a articulação que o senador vem fazendo para encontrar esse segundo nome será exitosa porque todos os partidos políticos com os quais ele conversou estão de acordo com esse pensamento.

Ele disse também que o “candidato ideal” para ganhar a eleição era o ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), mas acha pouco provável que ele aceite.

Prévias do PSDB de São Paulo estão mantidas para o dia 04 de março próximo.


Publicado em: 27-02-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, O Brasil



Apesar de José Serra ter confirmado neste final de semana que vai disputar a prefeitura de São Paulo em outubro próximo, as prévias que o PSDB havia marcado para a definição do candidato não foram canceladas.

Elas estão mantidas para o próximo dia 4, mas com apenas três postulantes: o próprio Serra e os secretários José Aníbal e Ricardo Trípoli.

Os outros dois postulantes à candidatura – Bruno Covas e Andréa Matarazzo – retiraram seus nomes em favor de Serra, que tem o apoio (da boca pra fora) do governador Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Prévias do PSDB de São Paulo estão mantidas para o dia 04 de março próximo.


Publicado em: 27-02-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, O Brasil



Apesar de José Serra ter confirmado neste final de semana que vai disputar a prefeitura de São Paulo em outubro próximo, as prévias que o PSDB havia marcado para a definição do candidato não foram canceladas.

Elas estão mantidas para o próximo dia 4, mas com apenas três postulantes: o próprio Serra e os secretários José Aníbal e Ricardo Trípoli.

Os outros dois postulantes à candidatura – Bruno Covas e Andréa Matarazzo – retiraram seus nomes em favor de Serra, que tem o apoio (da boca pra fora) do governador Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

A quarta deira que deixou de ser ingrata,

 


Publicado em: 27-02-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Artigos, Blog, Pernambuco


 


Por: *Luciano Siqueira

Desde os tempos de criança aprendi a ver a quarta-feira de cinzas como algo solene, religioso e até mórbido. “A missa de cinzas é para tirar os pecados do carnaval”, dizia a avó Neném, contrita e ameaçadora. E aos meninos da casa aquilo naturalmente parecia estranho. Afinal, que pecados teríamos cometido levados ao corso pelo próprio pai, folião entusiasta?

Depois, já na adolescência, a quarta-feira assumia um tom de tristeza, de perda, de fim de festa embalado pela canção de Luis Bandeira: “É de fazer chorar/quando o dia amanhece/e obriga o frevo acabar/ó quarta-feira ingrata/chega tão depressa/só pra contrariar…”.

Hoje não é mais assim. A quarta-feira deixou de ser ingrata há muito tempo, aqui, na terra do frevo e praticamente em todos os lugares onde se cultuam os dias de Momo. A missa de cinzas continua, claro, conforme a tradição católica; e suponho que tenha cultos correspondentes nas demais vertentes religiosas. Mas quem disse que a folia acaba? No mínimo vai até o domingo, com o “Bloco do Camburão”, no Recife, na praia de Boa Viagem e com o desfile das escolas de samba vencedoras no Rio de Janeiro, só para citar dois exemplos.

No Recife e em Olinda a algazarra prossegue e a todo vapor. Tem “Os Irresponsáveis”, no bairro de Água Fria, na capital, o “Bacalhau na Vara” e o “Segura a Coisa”, pelas ladeiras de Olinda, e por aí vai.

A modernidade e o ritmo frenético da vida nas cidades se subrepõe à tradição religiosa e a necessidade de prolongar a alegria prevalece. “É o fim do mundo, meu filho”, certamente diria a avó Nenén se viva estivesse. Fim do mundo certamente não é, mas a expressão de novos costumes, sim.

O mesmo acontecerá logo mais na Semana Santa, outrora consagrada tão somente à reverência diante do sangue do Cristo derramado, mormente na sexta-feira. Basta dar uma olhada nos prospectos das agências de turiusmo para constatar o quanto se prevê de espetáculos musicais que nada têm a ver com os dobrados, marchas e peças típicas da tradição clássica ocifental ligada à liturgia católica. Pelo interior de Pernambuco avultam bandas brega (incluindo repertório irreverente e de duplo sentido), duplas sertanejas, DJs e grupos de rock’n'roll.

Tudo isso envolve também, ao lado da mudança de comportamento, sobretudo de parcelas expressivas da população mais jovem, a chamada economia da cultura. O calendário assim mesclado de religioso e profano movimenta milhões. Caso de Fazenda Nova, no Agreste Pernambucano, onde se realiza a concorrida Paixão de Cristo, e enseja ao lado rentáveis empreendimentos que vão da hotelaria às casas de espetáculo, gerando lucros e empregos temporários que justificam inclusive o suporte governamental.

Enfim, a quarta-feira de cinzas deixou de ser ingrata e cedeu seu lugar ao domingo… E assim caminha a Humanidade..

Qual a sua opinião?

*Luciano Siqueira é deputado estadual pelo PCdoB

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ex ministro Carlos Lupi anuncia que o PDT agora é aliado de Dilma e do tucano Geraldo Alckimin.


Carlos Lupi (Foto: Elza Fiúza – Agência Brasil)

O ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi deixou o governo em meio às denúncias de irregularidades em sua pasta e reassumiu a presidência do PDT. Mas não abandonou as polêmicas.

Acaba de ser nomeado e exonerado do cargo de assessor especial do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Pouco antes, quando reassumiu o comando do PDT, bateu de frente com o deputado Brizola Neto (RJ).

Agora está de malas prontas para São Paulo.

Tem encontro marcado nesta segunda-feira com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para acertar o apoio do PDT ao governo tucano.

Mas, em entrevista ao Poder Online, Lupi jura que não apoiará o candidato do PSDB a prefeito da capital, seja ele José Serra ou quem for.

Diz que o partido não abre mão da candidatura própria, e que o deputado federal Paulinho da Força Sindical “está candidatíssimo”.

E que, no plano federal, o PDT continua na base de apoio ao governo petista de Dilma Rousseff.

Tanto que ele anuncia para esta semana ou a próxima a definição do pedetista que assumirá como novo ministro do Trabalho.

Os mais cotados são o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) e o secretário-geral da legenda, Manuel Dias.

Na entrevista, Lupi sugere que a Comissão de Ética da Presidência deu paracer contrário à sua permanência como ministro porque o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence, presidente da comissão, brigou com Leonel Brizola quando atuou como advogado do ex-governador do Rio na disputa pela sigla do PTB. Ele perdeu para a ex-deputada Ivete Vargas por atraso na apresentação do registro. “O Brizola perguntava: Esse Sepúlveda, a quem pertence?” conta Lupi.

Poder Online – O senhor deixou o Ministério do Trabalho, reassumiu a presidência do PDT. E já entrou nessa polêmica do cargo de assessor especial do prefeito do Rio.

Carlos Lupi –O PDT no Rio já estava praticamente decidido a apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Paes, independentemente de qualquer cargo. Mas o Eduardo é meu amigo de longa data, e achava que eu poderia contribuir trabalhando com ele. Ocorre que a mídia resolveu pegar no meu pé. Então eu senti que isso poderia causar constrangimento ao prefeito e pedi para desfazer a nomeação. Foi isso o que ocorreu.

Poder Online – O senhor se acha perseguido pela mídia?

Carlos Lupi – Quando o ex-governador Leonel Brizola era vivo, tivemos uma passagem que me marcou muito. Fui seu secretário de Transportes durante um período e resolvi promover uma campanha de trânsito que foi muito elogiada pela imprensa. Cheguei lá no Brizola, todo contente, com a manchete do jornal “O Globo” na mão dizendo: “Olha só, governador!” Ele pegou o jornal, leu, franziu a sobrancelha, sorriu e respondeu: “Alguma coisa você fez de errado para ‘O Globo’ estar elogiando assim”. Desde então, quando a mídia me critica muito, fico pensando: Onde será que eu acertei?

Poder Online – Verdade?

Carlos Lupi – É uma brincadeira. Acho a mídia muito importante para a democracia. Acho que a crítica é importante. Mas não concordo com linchamentos, com notícias baseadas em “indícios de irregularidades” sem provas. Não posso concordar com julgamentos sumários. Foi isso o que a mídia fez comigo. Eu pedi apuração de tudo o que foi denunciado junto ao Ministério Público e à Corregedoria- Geral da União (CGU). Estou esperando o resultado na certeza de que não haverá nada. Aí vou começar a cobrar de um por um o direito de resposta. Não dá para mancharem uma pessoa e depois darem o caso por esquecido. Daquilo tudo, hoje, não sobrou nenhuma acusação. As pessoas só lembram daquele “Dilma, eu te amo!”, que falei quando estive na Câmara. Outro dia, um motorista de taxi gritou para mim: “Lupi, i love you!”.

Poder Online – O senhor acha que nada será apontado quanto àquelas denúncias sobre irregularidades envolvendo ONGs (Organizações Não Governamentais) que teriam se beneficiado do Ministério do Trabalho? E sobre aquele caso do jatinho que lhe deu carona?

Carlos Lupi – Tenho certeza. Não tive qualquer envolvimento com essas ONGs e, no caso do jatinho, já está provado que a empresa que o pagou nada tinha a ver com o Ministério do Trabalho. E nem eu sabia direito de quem era. Apenas peguei uma carona em parte de um trajeto que fiz dentro Maranhão, onde cheguei num vôo de carreira. E a CGU, inclusive, mandou devolver o dinheiro que eu havia entregue ao governo a título de ressarcimento pela passagem. Segundo a CGU, porque usei numa missão ministerial.

Poder Online – Mas a Comissão de Ética se manifestou contra o senhor.

Carlos Lupi – Pois é, ela falou em “indícios de irregularidades”. Suspeito que ali há indícios de ódio. Lá atrás, em 2002, a Comissão havia dito que eu não podia ser ministro e presidir o PDT ao mesmo tempo. Mas não disse nada a respeito do então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que presidia o PR. Neste caso dos “indícios de irregularidades”, eles abriram um procedimento e tomaram a decisão em poucas horas. E ainda informaram à imprensa antes mesmo de comunicar à Presidência da República. A Dilma ficou furiosa.

Poder Online – Mas o presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, não tem proximidade com o PDT?

Carlos Lupi – Proximidade? Ele foi o advogado do Brizola naquela ação para ficarmos com o registro da sigla do velho PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), também reivindicada pela Ivete Vargas. O Golbery do Couto e Silva (ministro-chefe da Casa Civil do governo do general Ernesto Geisel) não queria ver o Brizola com uma legenda tão forte nas mãos. E o Brizola perdeu porque o Sepúlveda deu entrada no pedido de registro do partido 15 minutos depois da Ivete. O Brizola tomou ódio do Sepúlveda. Perguntava sempre: “Esse Sepúlveda, a quem pertence?”

Poder Online – Outra polêmica sua há pouco foi com o deputado Brizola Neto, por conta de o senhor ter reassumido a presidência do PDT.

Carlos Lupi – Esse caso já está superado. Conversamos e ele entendeu que eu tinha o direito de reassumir. Eu sou padrinho do Brizolinha, sou muito amigo dele, conheço-o desde que ele usava calças curtas. Nos desentendemos como se desentendem pai e filho, tio e sobrinho, padrinho e afilhado. Ele é um rapaz muito preparado, com um futuro brilhante.

Poder Online – E, como presidente do partido, cabe ao senhor negociar com o Palácio do Planalto a nomeação do ministro. Quando a presidenta definirá o nome do PDT para ministro do Trabalho?

Carlos Lupi – Acho que, se não for nessa semana que entra, será na próxima. Ela está deixando decantar para escolher. A presidenta quer alguém que, além de capacidade gerencial, ajude a compor a base de apoio, traga tranqüilidade ao partido.

Poder Online – O senhor tinha falado para o Brizola Neto que ela estava em dúvida entre cinco nomes: O dele; o dos líderes do partido na Câmara, André Figueiredo (CE) e no Senado, Acir Gurgacz (RO); o do deputado Vieira da Cunha (RS); e o do secretário-geral do partido, Manuel Dias. Ainda são os mesmo nomes.

Carlos Lupi –O André e o Acir estão como líderes e declinaram. Acho que afunilou entre o Manuel e o Vieira da Cunha.

Poder Online – O Brizola Neto está fora?

Carlos lupi – Não. Ele também pode ser…

Poder Online – E como está o partido?

Carlos Lupi – O PDT está numa fase muito boa. Vamos ter candidatos próprios em 17 capitais, com nomes muito fortes, como o de José Fortunati, em Porto Alegre, o Amazonino Mendes, em Manaus, o Gustavo Fruet, em Curitiba, e vários outros.

Poder Online – No Rio, vocês estão fechando com o Paes. Em São Paulo, parece que o Alckmin está levando o PDT para apoiar o candidato do PSDB à Prefeitura.

Carlos Lupi – Nada disso. Nós estamos acertando a entrada do PDT na base de apoio ao governo estadual. Nesta segunda-feira estarei lá, num encontro com o governador Alckmin. Ele oficializará o convite para o PDT comandar a Secretaria do Trabalho e eu, o apoio formal do partido ao seu governo. Mas já está acertado que isto nada tem a ver com a eleição de 2012. Nós não abrimos mão de um candidato próprio em São Paulo. E esse candidato é o deputado Paulinho da Força Sindical. Ele está candidatíssimo.

'' O PT é inseguro ,dividido e decadente'', diz lider cdo PSDB em minas Gerais.

Deputado federal Marcus Pestana rebateu duras críticas do ex-ministro Patrus contra senador Aécio Neves

Denise Motta, iG Minas Gerais | 25/02/2012

“Colecionador de equívocos”. Com este adjetivo, o presidente estadual do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, rebateu as duras críticas do ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) ao senador Aécio Neves (PSDB). Na tarde deste sábado (25), Patrus negou que irá subir no palanque de Aécio, a favor da reeleição do atual prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). O ex-ministro ainda disse nunca ter visto o senador tucano visitando a periferia e conversando com pobres.



“Ele não tem segurança política. Como líder político, Patrus tem acumulado equívocos e derrotas. Ele fez um esforço retórico para jogar para uma plateia interna. As políticas sociais do Aécio são modelos para todo Brasil. O PT é inseguro, dividido e decadente”, rebateu o deputado federal tucano.

Para Pestana, o PT vive um dilema e as declarações de Patrus demonstram “preconceito e insegurança”. “Respeito o Patrus como pessoa, mas ele é um colecionador de equívocos. Quem tem firmeza e coerência não tem medo de misturar com o diferente”, afirmou o dirigente tucano, que espera uma “autocrítica” de Patrus, revendo o posicionamento contra o PSDB. O tucano também disse que Patrus se aliou ao que há de mais “atrasado na política”, ao ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-ministro das Comunicações de Lula, Hélio Costa (PMDB), na eleição de 2010. Ele criticou a aliança dos petistas com o ex-governador de Minas Newton Cardoso, em 2006, e disse esperar que Patrus "coloque a cabeça no travesseiro" e "pense melhor nessas ideias".

O presidente do PSDB mineiro ainda destacou que os atores da aliança entre o PT e o PSDB, em torno do PSB de Lacerda foram Aécio e o atual ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT). “Como já disse o Romário sobre um jogador novo no Flamengo: chegou agora e quer sentar na janelinha”, ironizou. Apesar do contra-ataque, Pestana disse que o ex-ministro de Lula será recebido de “braços abertos” se mudar seu posicionamento e que os tucanos não desejam uma campanha “envergonhada”. “Tem que aparecer todos: Patrus, Pimentel, Aécio e Antonio Anastasia (governador de Minas)”.

PSDB estuda adiar prévias para legitimar candidatura de Serra .

Anúncio oficial da entrada do ex-governador na corrida pela Prefeitura de São Paulo deve acontecer na segunda-feira

Nara Alves, iG São Paulo | 26/02/2012

Depois de negar repetidas vezes sua intenção de concorrer à Prefeitura de São Paulo em outubro deste ano, o ex-governador José Serra deverá fazer o anúncio oficial de sua pré-candidatura na segunda-feira, no diretório municipal do PSDB na capital paulista. A expectativa de lideranças tucanas é de que Serra confirme publicamente não só sua intenção de ser candidato como também sua disposição em disputar as prévias internas, marcadas para o dia 4 de março.

O anúncio não significa, contudo, que o ex-governador de fato disputará as prévias tucanas. Isso porque a direção do partido estuda adiar a data da eleição interna para tentar legitimar o nome de Serra como candidato dentro da sigla, com ou sem prévias. O ex-governador perdeu o prazo da inscrição, que terminou no último dia 14 de fevereiro. Quatro tucanos se inscreveram nas prévias: os secretários Andrea Matarazzo (Cultura), José Aníbal (Energia) e Bruno Covas (Meio Ambiente) e o deputado federal Ricardo Trípoli.





“Eu diria que há 99% de chances de o Serra participar das prévias. Ele é um excelente candidato, mas tem que participar de uma prévia”, diz o presidente do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias. Segundo o deputado, o estatuto permite que as prévias aconteçam até o dia 31 de março. “Vamos discutir isso no domingo”, afirma.

Neste domingo, os quatro pré-candidatos devem se reunir com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o presidente municipal da sigla, Júlio Semeghini, para discutir a entrada de Serra no processo. O entendimento entre as lideranças da legenda é de que Andrea Matarazzo e Bruno Covas abram mão de suas pré-candidaturas. Já José Aníbal e Ricardo Trípoli garantem que vão permanecer na disputa.



“Não acho bom adiar as prévias. Mas ele (José Serra) deveria participar de um ou dois debates. Afinal, nós (os quatro pré-candidatos inscritos) já fizemos quatro debates”, afirma Trípoli. Para ele, o anúncio de Serra não pode parar o processo das prévias.

Na próxima segunda-feira, está previsto mais um debate entre os quatro pré-candidatos às 19h na região central da capital paulista. Até o momento, o encontro está confirmado, mas ainda sem a presença de José Serra.

Coligação

Enquanto articula uma maneira de legitimar a candidatura de Serra, Alckmin investe na composição de um “forte arco de alianças” para fortalecer o PSDB na disputa municipal. Além do PSD do prefeito Gilberto Kassab, que garantiu apoio a Serra e já ofereceu nomes para uma eventual vice, tucanos procuram não somente consolidar a adesão de antigos aliados, como PPS, PTB e DEM, como também negociam coligações com PSB e PDT, partidos da base aliada do governo Dilma Rousseff.

A ação de Alckmin tem como objetivo garantir a Serra uma candidatura competitiva frente o ex-ministro Fernando Haddad, apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim como Gilberto Kassab, o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (Pernambuco), deu sinais nos últimos meses de que a sigla poderia apoiar tanto o candidato tucano como o petista.